1 – Respeite o modelo de PDF usado pela Gráfica: PDF/X-1a;
O nosso sistema de CTP utiliza este formato de PDF, outros formatos podem ser incompatíveis, resultando em problemas no seu arquivo. A Zap Gráfica não irá se responsabilizar por defeitos ocorridos por PDF fora do padrão.
2 – Converta os efeitos em Bitmap;
Efeitos especiais normalmente causam problemas na impressão. Para evitar que seu arquivo seja prejudicado pelos efeitos, converta-os em Bitmap (CMYK 300 dpi) junto ao fundo do arquivo para que não haja defeitos.
Obs.: Sombras, lentes, contornos e degradês devem ser separados (CTRL+K) e convertidos em um único Bitmap junto com o fundo da arte (CMYK / 300dpi / fundo transparente) mantendo as fontes convertidas em curvas separadas do Bitmap.
3 – Respeite sempre a margem de segurança interna;
Não deixe que informações importantes do seu arquivo ultrapassem as linhas guias da página que estão delimitando o espaço de segurança, pois poderão ser cortadas na hora do acabamento.
Não utilize margens de bordas e fios de contorno na arte de qualquer material, a margem não terá o mesmo tamanho ou não irá aparecer.
4 – Respeite sempre a posição do batente para frente e verso;
Para que seu serviço não fique com o verso de cabeça para baixo, rotacione a frente e o verso de forma que ambos fiquem posicionados “cabeça com cabeça”.
5 – Tenha atenção com as fontes;
Sempre converta as fontes do seu arquivo em curvas, isso evitará que ela sofra alterações e seja impressa diferente do arquivo.
Não use preto composto em fontes. Use somente preto 100%, assim não haverá variação na impressão das fontes e não ocorrerá decalque.
Não use letras muito pequenas (inferior a corpo 6) para não causar entupimento de tinta nas letras. Fontes muito pequenas vazadas em fundo composto não são recomendáveis.
6 – Artes para verniz, sempre devem conter 04 páginas;
Devido ao nosso processo de montagem automática, as artes para verniz localizado devem conter sempre 04 páginas, mesmo que seja em branco.
A sequência das páginas devem ser a seguinte:
Página 1 – Frente;
Página 2 – Verniz localizado da Frente;
Página 3 – Verso;
Página 4 – Verniz localizado do Verso;
É de extrema importância que a Máscara do Verniz localizado contenha apenas preto 100%. Evite a máscara composta 100% nas quatro cores e porcentagens menor que 100%. Pode não ser impresso o verniz, ou falhar a impressão.
Para cartões com apenas “Laminação Fosca” envie as páginas 02 e 04 em branco.
Atenção:
– A aplicação de verniz em fontes de corpo 6 causa entupimento;
– Fios de contorno com espessura inferior a 0,3 pontos não será aplicado.
– Não aplicar o verniz em áreas onde haverá corte reto ou especial,
– Para cartões com faca (corte especial), deve-se apenas acrescentar 01 página contendo o desenho da faca (vetorizado) com contorno 100% preto.
– Arquivos com corte especial é necessário adicionar mais uma página (última página) contendo o tipo de corte que será feito;
– Corte especial é feito sempre pela frente do arquivo, portanto tenha atenção ao batente do verso.
Observe o exemplo:
Sempre que for criar faca, crie-a pela frente do arquivo, depois copie a faca e cole na outra página respectiva ao verso do arquivo. Espelhe, e crie a arte do verso de seu arquivo, tendo o desenho da faca como referência, para assim, não cortar nenhuma das descrições contidas na página.
7 – Desenhos para Corte Especial/Faca:
Evite desenhos e formas complexas para a criação de seu corte especial. Veja a seguir a forma correta para criar seu desenho de corte especial/faca:
Acabamentos adicionais como furo, picote ou vinco, devem ser inclusos no desenho da faca. Veja alguns modelos:
8 – Imãs de Geladeira
Os ímãs de geladeira com cortes especiais complexos, e tamanhos iguais e inferiores a 53 x 48mm, não possuem acabamento de embalagem plástica.
E lembre-se! Siga sempre as orientações do gabarito.
Deixe um Comentário